Prefeitura de Campo Grande Lança aplicativo para atender melhor a População.

Prefeitura de Campo Grande Lança aplicativo para atender melhor a População.

PREFEITURA LANÇA APLICATIVO ‘FALA CAMPO GRANDE’ PARA A
POPULAÇÃO.


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, disponibilizará o aplicativo ‘Fala Campo Grande’, desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal deTecnologia da Informação e Inovação) e gerenciado pela Ouvidoria Municipal que faz parte da Controladoria do Município.


A plataforma possibilitará ao cidadão participar da administração enviando sugestões, reclamações ou oferecendo denúncias em relação ao serviço público prestado em nossa capital.
O cidadão campo-grandense poderá enviar sugestões nas áreas da saúde, educação, defesa social, transporte coletivo, além de encaminhar demandas na área de obras e serviços, inclusive encaminhando imagens para facilitação da tomada de providências.
Além disso poderá acessar o Portal da Transparência e consultar informações de interesse público, como prevê a Lei de Acesso à Informação.


“O aplicativo ‘Fala Campo Grande’ é uma ideia do prefeito Marquinhos Trad e era uma das maiores demandas da população nas reuniões para elaboração do seu programa de governo,
um canal para que o cidadão pudesse efetivamente participar da administração.


Foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia sem nenhum custo para a Prefeitura Municipal. Foram três meses de testes e capacitações, onde tivemos grande apoio e empenho da Ouvidoria do município para que pudéssemos chegar na versão de lançamento”, explica o Diretor Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.
A proposta, explica Paulo, é estreitar a comunicação do cidadão com os órgãos da administração municipal, agilizando o processo que começa no pedido realizado até a solução da demanda.


Para usar o aplicativo, no primeiro acesso o usuário deverá cadastrar suas informações pessoas e criar seu login e senha. “O preenchimento correto de alguns dados pessoais antes do primeiro acesso é essencial para evitar possíveis fraudes ou envio de informações não relacionadas ao fim que se propõe”, disse.
Ao clicar no ícone “obras e serviços”, os usuários poderão anexar uma foto que será encaminhada com a sua geolocalização, o que facilitará que as equipes da Prefeitura solucionem mais facilmente a demanda.


Quem explica é o Diretor de Desenvolvimento e Gestão de Sistemas, Daniel Eduardo Funabashi de Toledo. “Isso facilita para que a solicitação seja reconhecida, otimizando a solução do problema”.

“O Fala Campo Grande é muito mais do que apenas um aplicativo no celular, ele é uma nova plataforma que foi desenvolvida para tornar eficiente toda a gestão dessas solicitações, onde a população poderá encaminhar demandas também pelo telefone ou através de endereço eletrônico”, descreve Daniel.
Conforme o Ouvidor Geral, Antônio Ueno, vários servidores foram treinados para receber, encaminhar e atender as demandas. "A intenção é acolher o máximo de solicitações em menor tempo para agilizar os serviços. E o aplicativo ‘Fala Campo Grande’ chega para ajudar na interlocução do cidadão com o administrativo municipal. Além das demandas que vão chegar pelo aplicativo, pelo telefone e pelo e-mail, a Ouvidoria terá endereço presencial para atender a população".
Sobre a facilidade de acesso ao Portal da Transparência, o Secretário da Controladoria Geral do Município, Evandro Bandeira, pondera que “a ferramenta é um instrumento
eficaz na transparência pública, quando a população poderá acompanhar as informações importantes de interesse público em claro atendimento ao que prevê a Lei de Acesso
à Informação ”.
“A plataforma vem de encontro com o nosso anseio que é tornar a participação
popular muito mais efetiva, é o que pretende a gestão”, disse Luciano Silva Martins,
Secretário-Adjunto da Controladoria, que acompanhou todo o processo de criação do
aplicativo.
O aplicativo está disponível, neste primeiro momento, apenas para o sistema Android.


O lançamento faz parte das comemorações dos 118 anos de Campo Grande.


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