A situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Polícia Federal não é das melhores. O petista foi condenado pelo juiz Sergio Moro, por intermédio da Operação Lava Jato, a nove anos e meio de prisão.


A condenação ocorreu no meio deste ano, mais especificadamente em julho, e desde então o ex-presidente tem recorrido em liberdade. Além de sua prisão, foram bloqueados 16 milhões de reais em bens e valores no total e ele já teve o pedido de desbloqueio negado duas vezes em cinco meses.


Com uma possível condenação cada vez mais iminente, as autoridades estão mais alertas em relação ao possível presidenciável, com uma desconfiança de que o petista possa se refugiar em algum dos países latino-americanos, cujos líderes políticos possuem alianças com Lula, tendo alguns já, inclusive, oferecido refúgio ao ex-presidente.


Órgãos de inteligência já mapearam possíveis rotas de fuga para tais países, numa tentativa de prevenção a possíveis planos de fuga de Lula. Foi dada a informação de que forças de segurança já estão monitorando o ex-presidente para o caso de uma tentativa de sair do país ilegalmente.


O PT ainda apoia fortemente a candidatura de Lula e, inclusive, foi declarado pelo seu colega de partido José Dirceu, também condenado, que o dia 24 deveria ser o ''dia da revolta'', por conta de seu julgamento.


Resultado de imagem para fotos de lula e raul castro e maduro